Laserterapia na Fonoaudiologia

Utilizar laserterapia no tratamento de paralisias faciais, parestesias e dores neuropáticas já é uma realidade na área de Fonoaudiologia. O avanço da tecnologia proporcionou que o laser de baixa potência torne-se um grande aliado em diversas áreas de atuação, sobretudo naquelas relacionadas à motricidade orofacial, à disfagia e à voz.

Na disfagia, o laser é bastante utilizado para a modulação do fluxo salivar, tanto em pacientes com xerostomia que se beneficiam da normalização da saliva quanto em casos neurológicos nos quais o objetivo é a redução do volume de saliva. O laser pode proporcionar melhora nas funções de mastigação, na paladarização, permitindo, em alguns casos, o retorno mais rápido a via oral e a várias consistências. A laserterapia favorece a tonificação ou o relaxamento muscular. Além disso, contribui para melhora da sensibilidade intraoral em pacientes com atraso no disparo do ato motor da deglutição. Mas não é só isso. O laser também pode ter seu potencial invertido, sendo utilizado para inibição em casos de hipersensibilidade, como nos reflexos patológicos, que muitas vezes atrapalham a estimulação fonoaudiológica, a introdução de utensílios ou a higienização oral, por exemplo.

Na voz, a laserterapia tem grande eficácia na prevenção da fadiga vocal e auxílio na recuperação quando já instalada.

Na DTM, a laserterapia pode contribuir para o relaxamento da musculatura hipertensa, reduzir a dor e/ou modular um processo inflamatório na articulação, além de otimizar o treino muscular para adequação das funções estomatognáticas.

Na cirurgia ortognatica, a laserterapia estimula a drenagem linfática e a regeneração dos tecidos que foram manipulados cirurgicamente e também é um ótimo recurso em aplicações clínicas em paralisia facial, parestesia, nevralgias.

O laser tem se mostrando um recurso totalmente terapêutico, não invasivo, sem efeitos tóxicos e colaterais, que agrega no trabalho terapêutico e estabelece um prognóstico excelente de reabilitação.

Especialista

Karla Motta
CRFa 09889

Fonoaudióloga

Aprofundamento nas áreas de motricidade orofacial, audiologia e disfagia.

Fonoaudióloga Laserterapeuta (Fonolaser)

Fonoaudióloga do Hospital Unimed Costa do Sol Macaé (Adulto e UTI)

Fonoaudióloga da clínica Same Macaé

Entre em Contato!

    Rua Velho Campos, 346
    Centro – Macaé / RJ 
    CEP: 27.910-210

    Celular / Whatsapp
    (22) 9 9945-8166

    E-mail: [email protected]

    Email:
    [email protected]

    Celular / Whatsapp
    (22) 9 9945-8166

     

    Rua Velho Campos, 346
    Centro - Macaé / RJ 
    CEP: 27.910-210

    Developed By Vedrak