Prefeitura capacita Enfermeiros em Laserterapia

O curso de Laserterapia para Tratamentos de Feridas, oferecido pela primeira vez pela Prefeitura de Macaé, dentro do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais, foi encerrado, com sucesso, nesta quarta-feira (14), com a entrega dos certificados aos enfermeiros habilitados a atender pacientes aplicando a tecnologia do laser. Foram qualificados profissionais do Hospital Público Municipal (HPM), Hospital São João Batista e da Unimed que, a partir do curso, são enfermeiros laserterapeutas.

“A nova técnica permite dinamizar e ampliar o atendimento a pacientes que podem ser atendidos na própria residência, ao contrário do tratamento hiperbárico, que também é eficiente para tratar lesões de difícil cicatrização, porém, usa o oxigênio e só é feito em lugares apropriados como hospitais.” A explicação é do diretor do HPM, o médico Leandro Soares, que participou do encerramento do curso junto com o também médico Antonio Soares, responsável pelo Atendimento Domiciliar da Unimed e coordenador do Serviço de Emergência 192 da prefeitura que viabilizou a realização do curso pelo município. Eles estavam acompanhados da equipe da Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal de Ensino Superior e do coordenador técnico da In Laser Dermatoterapia, o enfermeiro laserterapeuta André Lopes que ministrou o curso.

O curso foi uma parceria público-privada da Secretaria de Ensino Superior com a Unimed e a In Laser, através da Superintendência Acadêmica. A In Laser é uma instituição macaense que tem se tornado referência nesta especialidade e a Unimed já atende pacientes com a laserterapia. Participaram do evento, o secretário de Ensino Superior, Márcio Magini; a superintendente acadêmica, Débora Lacerda; e o consultor técnico da secretaria, Carlos José Mattos de Andrade.

“A laserterapia permite encurtar o tempo da cicatrização da ferida e é mais uma ferramenta para o tratamento já feito, com excelência, na rede municipal, como na Casa do Curativo, que atende pacientes com problemas do pé diabético, feridas grandes provenientes de acidentes e outros casos, e usa métodos curativos avançados de carvão ativado e ecológicos. Nem todos os pacientes podem ser submetidos ao tratamento hiperbárico e o laser amplia o atendimento”, disse o diretor do HPM.

O médico Antonio Soares destacou que o laser é uma tecnologia amplamente usada fora do Brasil e a ideia da parceria é estender o curso a todos os enfermeiros do município que trabalham diretamente na assistência aos pacientes. “A prefeitura está capacitando os profissionais para depois adquirir os equipamentos e ampliar o atendimento. O caminho é este, haja vista o grande número diário de pacientes com feridas de todos os tipos”, observou.

“Este curso é muito bom e precisa, sim, ser levado a outros enfermeiros. Lidamos todos os dias com muitos pacientes com feridas expostas que precisam de um tratamento mais rápido para aliviar a sua dor”, disse Izabelle Nunes, do HPM. A colega Rosani Espíndola Caruso também destacou a importância do curso na profissão. “Vou levar este conhecimento para os meus pacientes. É muito bom poder contribuir para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.

O curso foi totalmente gratuito, aberto dia 24 de outubro e ministrado durante quatro quartas-feiras seguidas com carga horária de 30 horas. Lopes explicou sobre o uso dessa tecnologia, seus efeitos nos pacientes, quando deve ser utilizada, como é feito o tratamento e agradeceu a parceria.

“As lesões em alguns pacientes podem levar anos em tratamento, quando não abordadas de forma correta. Essas feridas representam um grande problema na saúde pública onerando os cofres públicos. Além disso, a qualidade de vida dos pacientes acometidos por estas feridas é extremamente comprometida. A Laserterapia (Laser em Baixa Intensidade) é uma técnica indolor que consiste na doação de energia luminosa para o tecido lesionado. Esta terapia tem sido utilizada nas diversas áreas da saúde”, explicou o professor. Ele disse que “foi muito gratificante ministrar o curso e passar um pouco do meu conhecimento na técnica da biofotônica, uma das mais avançadas no tratamento de feridas e outras patologias”, completou.

Deixe uma resposta

Email:
[email protected]

Celular / Whatsapp
(22) 9 9945-8166

 

Rua Velho Campos, 346
Centro - Macaé / RJ 
CEP: 27.910-210

Developed By Vedrak