Fungo fatal que se espalha por hospitais de todo o mundo pode chegar ao Brasil, alertam especialistas

Um fungo chamado Candida auris , que ataca pessoas internadas em hospitais e com sistema imunológico enfraquecido,vem se espalhando silenciosamente pelo mundo e pode chegar ao Brasil. Nos últimos cinco anos, ele atingiu uma unidade neonatal na Venezuela, varreu um hospital na Espanha, forçou um conceituado centro médico britânico a fechar sua unidade de tratamento intensivo e fincou raízes na Índia, no Paquistão e na África do Sul. Agora, corre o risco de chegar aos hospitais brasileiros, segundo alertam especialistas e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E não há tratamento efetivo conhecido.

O nome parecido ao popular Candida albicans , que causa a candidíase, não deve causar confusão. A similaridade se deve ao fato de ambos serem do gênero Candida , mas trata-se de espécies diferentes. OCandida auris causa infecção hospitalar. Em pessoas saudáveis, o fungo passa despercebido pelo corpo humano, sem causar nenhum sintoma. Em pacientes de unidades hospitalares intensivas, no entanto — adultos ou crianças —,  pode ser fatal.

— É um microorganismo de baixa virulência, que causa sintomas apenas em pessoas hospitalizadas. A maioria dos pacientes faz quadro de sepse (infecção), com febre, hipotensão (pressão baixa), refratária (resistente) a antibiótico — explica Arnaldo Lopes Colombo, professor de infectologia e diretor técnico do Laboratório Especial de Micologia da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp. — Existe o risco de chegar ao Brasil, e não acho que seja pequeno.

Colombo foi um dos técnicos que participaram da elaboração da nota técnica da Anvisa alertando para a possibilidade de chegada do fungo ao Brasil, ou até de seu desenvolvimento evolutivo dentro dos hospitais brasileiros. Em 2017, a agência emitiu o “Comunicado de Risco Nº 01/2017”, que alertava especificamente sobre relatos de surtos deCandida auris em serviços de saúde da América Latina.

Fonte:
https://oglobo.globo.com/sociedade/fungo-fatal-que-se-espalha-por-hospitais-de-todo-mundo-pode-chegar-ao-brasil-alertam-especialistas-23586234?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

Deixe uma resposta

Email:
[email protected]

Celular / Whatsapp
(22) 9 9945-8166

 

Rua Velho Campos, 346
Centro - Macaé / RJ 
CEP: 27.910-210

Developed By Vedrak